Livro virtual “Crítica Jurídica na América Latina”

20/12/2013 00:22

O NEPE tem o prazer de anunciar que o  livro “Crítica Jurídica na América Latina” organizado pelos professores Dr. Antonio Carlos Wolkmer e Oscar Correas está disponível em formato virtual.

O livro resultou dos trabalhos apresentados na VII Conferência de Crítica Jurídica que foi realizada entre 17, 18 e 19 de outubro de 2012 na UFSC, em Florianópolis, SC.

As Conferências de Crítica Jurídica surgiram por iniciativa do Dr. Oscar Correas (UNAM), que, nos  anos 80, vislumbrou a necessidade de gerar espaços de debate e comunicação teórica a fim de gerar novos e múltiplos enfoques acerca do peculiar saber dos advogados. Dessa maneira, em 1985 se levou a cabo a Primeira Jornada de Crítica Jurídica na Universidade Autônoma de Puebla, México.

Parte-se do pressuposto que a atividade crítica dos juristas na América Latina é necessária, e seu desenvolvimento é atualmente uma realidade crescente que anuncia a permanência de uma visão distinta sobre o direito.  É assim que a Conferência Latino-americana de Crítica Jurídica tem se desenvolvido, contando com a participação destacada de investigadores de vários países de Nossa América Latina (como Argentina, Brasil, Cuba, México, Porto Rico), e igualmente de outras partes do mundo (Espanha e França).

O livro conta com trabalhos dos profs.  Raquel Fabiana Lopes Sparemberger (FURG), Beatriz Rajland (UBA), Alejandro Medici (UNLPam), Ivone Fernandes Morcilo Lixa (FURB), Jesús Antonio de la Torre Rangel (Universidad Autónoma de Aguascalientes), Vera Regina Pereira de Andrade (UFSC), entre outros, além de trabalhos dos nepean@s Gabriela Barreto de Sá, Lucas Machado Fagundes, Luís Henrique Orio e E. Emiliano Maldonado.

Link para download do livro:

Crica Juridica na America Latina